Em torno de 3.300 AC começam os registros da história da África com o florescimento da escrita na civilização faraônica do Egito Antigo. A civilização egípcia, uma da primeiras e mais duradouras da história, perdurou até 343 AC com diferentes graus de influência sobre outras áreas africanas ao longo do tempo. A influência egípcia se espalhou até onde é hoje a Líbia, norte de Creta, Palestina, e ao sul até o reino da Núbia. Outra grande civilização ao norte da África antes da conquista romana foi a de Cartago.
Após a conquista do norte da África pelos romanos, essa área foi integrada economicamente e culturalmente ao resto do Império Romano. Assentamentos romanos foram feitos onde é hoje a moderna Tunísia e em outros lugares ao longo da costa do Mediterrâneo. O cristianismo se espalhou por essas áreas desde a Palestina via Egito, indo também mais para o sul, além das fronteiras do Império Romano até a Núbia e Etiópia.
A história da África no começo do século sétimo foi marcada pela expansão do Califado Árabe Islâmico pelo Egito, e daí por todo norte do continente. Após a conquista do norte da África, o islamismo se expandiu para o sul do Saara principalmente através das rotas comerciais e migrações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário